terça-feira, 3 de março de 2009

IGREJA CATÓLICA CRESCE AO RITMO DA POPULAÇÃO MUNDIAL


Diminuem as vocações na Europa, mas aumentam na África

Os católicos no mundo aumentaram 1,4%, pouco mais que a população mundial (que cresceu no mesmo período 1,1%). As vocações sacerdotais crescem também, ainda que menos (0,4%), mas com notáveis diferenças entre continentes: enquanto na Europa há uma recessão, na África e na Ásia se registra um notável aumento.
Estas são as principais conclusões que se extrai do Anuário Pontifício 2009, a publicação oficial vaticana que recolhe dados estatísticos atualizados da Igreja em todo o mundo, e que foi apresentada ao Papa no sábado passado, 28 de fevereiro, pela manhã.
A presente edição recolhe dados estatísticos relativos a 2007, segundo se explica em um comunicado divulgado pela Santa Sé. Segundo estes, o número de católicos no mundo passou de 1.131 a quase 1.147 em um ano, o que supõe uma porcentagem de 17,3% que se mantém estável de um ano a outro.
Neste mesmo período, o número de bispos, segundo os dados do Anuário, aumentou também 1%, especialmente na Oceania (4,7%) e na África (3%), passando de 4.898 a 4.946. Contudo, a América e a Europa continuam somando 70% dos prelados.
Os sacerdotes se mantêm, explica o comunicado, «em uma dinâmica de crescimento moderado após mais de duas décadas decepcionantes». Dos 407.262 de 2006 passaram a 408.024 no ano seguinte, mas com notáveis diferenças: se na África e na Ásia o aumento é maior que 20% (27,6% e 21,2% respectivamente), na Europa e na Oceania diminuem 6,8% e 5,5%.
Os diáconos permanentes aumentam mais, aproximadamente 4,1% entre 2006 e 2007, e atualmente somam 35.942, sobretudo na Europa e América, que juntas somam 98% destes ministros.
Com relação ao número de seminaristas, aumenta apenas 0,4% (a população é atualmente de 115.919 em todo o mundo), mas enquanto na África e na Ásia cresceram, a diminuição é bastante sensível na Europa (-2,1%) e na América (-1%).
Durante a apresentação desta nova edição do Anuário, o Papa se mostrou «vivamente interessado» pelos dados oferecidos, e agradeceu o trabalho de todos os que colaboraram no projeto, membros e consultores da Sala Central de Estatísticas da Igreja, dirigida por Dom Vittorio Formenti.
Na apresentação, estiveram presentes o secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, e o substituto da Secretaria de Estado para Assuntos Gerais, Dom Fernando Filoni.
O Anuário oferece informação institucional atualizada sobre as demarcações e instituições canônicas em todo o mundo. Nesta nova edição se introduzem as novas dioceses criadas por Bento XVI em 2008: uma sede metropolitana e 11 novas sedes episcopais, enquanto mudaram juridicamente 4 sedes metropolitanas, 2 sedes episcopais e um vicariato apostólico.
Esta publicação anual leva-se a cabo oficialmente desde 1912. Sua redação depende da Secretaria de Estado da Santa Sé, mais concretamente da seção de Assuntos Gerais, que leva a cabo também a redação da Acta Apostolicae Sedis.


0 comentários:

Postar um comentário